Como fazer um BackUp

 

Emergências acontecem, e é preciso estar preparado para elas. Com tecnologia, não é diferente: por mais de qualidade que um computador tenha, algum problema repentino pode causar dores de cabeça, como perda de dados importantes.

Por isso, manter uma rotina de backup é muito importante. Além da prevenção, essa ação é necessária ao formatar a máquina, garantindo que os seus dados estarão guardados para a recuperação posterior.

 
 
1. Use a ferramenta de backup do Windows 10

Não há uma Time Machine no Windows, mas isso não quer dizer que vai ficar sem guardar as suas coisas. A Microsoft implementou uma solução parecida. Basta entrar em Configurações > Atualização e segurança > Backup. Clique em Adicionar uma unidade e selecione um disco externo ou um computador para configurar o backup periódico.

2. Envie arquivos importantes para a cloud

Além de ter um backup local, é bom guardar os seus arquivos na cloud. Por restrições de espaço e internet, não dá para colocar tudo, então selecione cuidadosamente o que deve ser salvo. Faça, por exemplo, um backup dos documentos e fotos mais importantes no Dropbox, por causa da velocidade de sincronização do serviço. É recomendável que faça uma pasta e crie vários atalhos ao longo do sistema para manter o backup instantâneo.

Não custa lembrar que o Office 365 tem 1 TB grátis no OneDrive, armazenamento da própria Microsoft que tem uma ótima comunicação com o Windows.

3. Um disco externo é seu amigo

Se você não quiser usar um disco externo para fazer backup periódico do Windows, também pode usá-lo apenas para armazenar os seus arquivos ou como um espelho de parte do seu Dropbox. Assim, os seus arquivos ficam guardados no disco externo e na cloud ao mesmo tempo.

Dá pra copiar fotos, documentos, instaladores de aplicativos (*.exe) e várias outras coisas para não precisar transferir tudo da cloud novamente.

4. Use soluções mais profissionais

Se não quer perder mesmo os seus dados, pode recorrer a opções mais profissionais como o Backblaze ou Carbonite. Eles guardam os seus arquivos localmente quando na cloud, além de permitir o backup para outro computador da rede. Essa cloud é própria do serviço, com armazenamento ilimitado. É um serviço pago, mas se tem dados muito importantes e não quer perdê-los, pode ser uma opção a considerar.