Dicas para tornar a sua empresa mais ágil

Ágil é mais do que uma palavra-chave na área dos negócios. A expressão é utilizada há já algum tempo no léxico empresarial para designar formas flexíveis e colaborativas de trabalhar. No entanto, mais recentemente, o termo ágil tem vindo a designar a forma como as empresas se conseguem adaptar a mudanças súbitas e mudar para novos modelos de funcionamento num ápice. Acelerada pela pandemia da Covid-19, a agilidade nas empresas deixou de ser apenas um complemento conveniente ter para passar a ter um papel crucial no sucesso dos negócios.

dicas
Com isto em mente, estes são alguns dos passos fundamentais para adotar modelos de negócios mais ágeis:

 

1. Antecipar

Embora poucos pudessem ter previsto a pandemia da Covid-19 ou o seu impacto, planear por antecipação e dispor de planos de contingência preparados para uma série de cenários diferentes é vital para lidar com a incerteza. Um software de planeamento de cenários pode ajudar, mas é altamente improvável que consiga prever todos os panoramas que podem afetar a sua empresa, ou o software pode não se enquadrar no seu orçamento. De qualquer forma, compensa manter-se atento às tendências sociais e de consumo, bem como aos dados do mercado para ajudar a prever as próximas alterações e tomar medidas para se preparar para tal.

2. Adaptar e diversificar

As empresas que conseguem ajustar-se rápida e eficazmente face à adversidade podem fazer mais do que apenas sobreviver, podem prosperar ao transformar esses desafios em oportunidades. Ao diversificar o seu negócio, pode satisfazer as diferentes exigências dos consumidores e tendências de mercado através da oferta de novos serviços ou da entrada em novos mercados para aceder a fluxos de receitas adicionais.

pexels-cottonbro-studio-3943723

3. Investir em ferramentas que proporcionam flexibilidade

Os colaboradores são o seu ativo mais importante já que, em última análise, são eles quem determina o sucesso ou insucesso da sua empresa. No entanto, para se destacarem nas suas funções e se adaptarem rapidamente a alterações inesperadas, necessitam de ferramentas e tecnologia que lhes permitam trabalhar de forma mais flexível. 

pexels-andrea-piacquadio-3755755

4. Tomar decisões com base em dados em tempo real

Muitas empresas tomam decisões cruciais com base em dados históricos em vez de basear a tomada de decisões na compreensão do que está a acontecer no momento. Essas decisões e todo o esforço e investimento para as atualizar podem ser desperdiçados porque a empresa tem uma abordagem reativa em vez de proativa. Muitas vezes, acabam por revelar-se escassas e tardias. 

Sempre que possível, analise dados em tempo real ou os dados mais atualizados disponíveis. Isto ajuda a empresa a acompanhar as situações atuais, a adaptar-se aos eventos à medida que ocorrem e pode ajudar a prever o que poderá acontecer.

Olhar para o futuro

O objetivo de se tornar ágil é ser capaz de aprender, adaptar e otimizar a sua empresa para encontrar soluções possíveis para o que às vezes parecem ser situações impossíveis. Isto requer uma forte perceção das mudanças no panorama dos negócios, ferramentas que proporcionam flexibilidade e deixar de tomar decisões baseadas em eventos passados. Combinados com uma forte dose de otimismo, estes passos podem ajudar a proteger a sua empresa do inesperado.  


Compartilhe este conteúdo!